Se tens um jardim em casa, certamente estás familiarizado com o aparecimento de ervas daninhas. Estas são pequenas plantas que competem pelos nutrientes do solo e pela água com as outras plantas que estás a cultivar, podendo prejudicar o seu desenvolvimento. Mas sabes como remover ervas daninhas?
As ervas daninhas surgem nos jardins e espaços verdes quando menos esperamos. São consideradas uma grande ameaça para as restantes plantas e, por isso, é importante saber como removê-las. Vamos a isso!
A primeira forma de eliminar as ervas daninhas de forma natural é arrancá-las manualmente. Isso implica retirá-las do jardim, horta, relvado e outros espaços de forma individual, puxando toda a raiz da planta do solo. Se optares por este método, é recomendável fazê-lo usando luvas protetoras. Arranca o matagal desde a raiz (o caule só não serve) e se for necessário, usa uma lâmina ou um elemento com ponta. Para facilitar a remoção, é recomendável fazer o trabalho quando o solo estiver macio, ou seja, húmido. Se necessário, rega o solo no dia anterior.
Para eliminares as ervas daninhas, podes optar pelo uso de herbicidas. Estes produtos químicos impedem o crescimento das plantas indesejadas, mantendo o teu jardim ou relvado livre delas. Existem diversos tipos de herbicidas. Os de contacto atuam apenas nas partes verdes das plantas, enquanto os de amplo espectro eliminam toda a vegetação e são eficazes por vários meses. Além disso, existem herbicidas específicos para o relvado, conhecidos como herbicidas seletivos.
O mulching ou monda é uma técnica pouco praticada, mas altamente benéfica para o jardim. Consiste em aplicar uma camada de matéria orgânica sobre o solo e proporciona às plantas melhores condições de crescimento e ajuda a suprimir a aparição de ervas daninhas. É recomendado realizar o mulching após a remoção do mato e a escarificação do solo, utilizando materiais como turfa, composto ou restos de relva cortada.
Existem alternativas caseiras aos métodos mencionados anteriormente para combater as ervas daninhas. Estas práticas não são tóxicas e incluem:
Água a ferver: a água muito quente atua como herbicida. Deve ser aplicada com cuidado nas ervas daninhas, pois pode danificar plantas desejadas.
Sal: funciona como um herbicida total na área onde é aplicado, sendo ideal para áreas onde não se deseja o crescimento de qualquer planta.
Vinagre: mata as folhas das plantas, mas não afeta as raízes. É especialmente eficaz em plantas jovens que não têm energia suficiente armazenada nas raízes para regenerar as folhas.
Farinha: a farinha de milho é um herbicida natural potente que controla a germinação das sementes das ervas daninhas após ser espalhada.
Os nossos clientes já conhecem a comodidade e flexibilidade dos serviços FIXO. Num dia-a-dia corrido, percebemos a importância de ter um parceiro que nos facilite a vida, e o Serviço de Jardinagem de Exteriores inclui a deslocação de um técnico, que realiza a remoção de ervas daninhas e folhas secas, corte de relva, poda de plantas e arbustos, aplicação de produtos fitofarmacêuticos, adubação, plantação e transplantação de plantas de pequeno porte, recolha de resíduos dentro da propriedade, rega manual, e ainda, desmatação de terreno e limpeza de calçada.