FIXO | A ajuda bate-lhe à porta

O Meu Cão Comeu Chocolate: E Agora?

Written by FIXO | 28/mar/2024 17:29:49

 

O meu cão comeu chocolate e não sei o que fazer! Esta é uma preocupação comum entre as pessoas que têm amigos de quatro patas, já que o chocolate é tóxico, e potencialmente fatal para cães e gatos.

Reconhece os sintomas e fica a saber o que fazer caso passes por uma situação destas.

Todo o chocolate é tóxico?

O chocolate contém teobromina, um constituinte do cacau. Esta substância – que tal como a cafeína, apresenta efeitos diuréticos, vasodilatadores e é estimulante cardíaco – é metabolizada muito mais lentamente pelos cães do que pelos humanos. Quanto maior for a percentagem de cacau, maior a quantidade de teobromina e, consequentemente, maior a toxicidade.

Sintomas

Os sintomas de intoxicação por chocolate em cães podem incluir vómitos, diarreia, polidipsia (aumento da ingestão de água), poliúria (aumento da excreção de urina), taquicardia (aumento da frequência cardíaca), taquipneia (aumento da frequência respiratória) e hiperatividade. Os animais mais velhos ou com problemas cardíacos são mais vulneráveis. E os casos mais graves podem mesmo levar a convulsões, coma ou morte.

 

Como devo atuar se o meu cão comeu chocolate?

Se o teu cão comeu chocolate a medida mais prudente é levá-lo imediatamente a uma clínica veterinária. Trata-se de uma urgência, tendo em conta que se se conseguir eliminar o chocolate do seu organismo em menos de uma hora, os efeitos nocivos da intoxicação ficam reduzidos. O procedimento mais comum passa por fazer uma lavagem gástrica ao animal. Dependendo da gravidade da intoxicação, pode ter que ser hospitalizado para realização de medicação e colocação a soro. Independentemente disso, a indução do vómito está sempre recomendada nas primeiras horas após ingestão.

Portanto, é importante manter o chocolate e outros produtos que contenham cacau fora do alcance dos cães. E estar ciente dos sintomas de intoxicação por chocolate. Caso o teu cão consuma chocolate acidentalmente é recomendável entrar em contacto imediatamente com um veterinário para obter a melhor orientação.