O mofo é um problema comum em muitas casas, especialmente em áreas húmidas ou mal ventiladas. Além de ser desagradável à vista e ao olfato, o mofo pode causar problemas de saúde, como alergias e irritações respiratórias. Felizmente, há medidas simples que podes colocar em prática para evitar o aparecimento de mofo em casa. Segue as dicas FIXO e fica a saber como evitar mofo em casa.
A ventilação adequada é fundamental para reduzir a humidade no ar, que é um dos principais fatores que contribuem para o crescimento de mofo. Abre as janelas e portas regularmente para permitir a circulação de ar fresco.
Em determinadas alturas do ano a ventilação pode não ser suficiente. Em áreas especialmente húmidas, como garagens e casas de banho, o uso de desumidificadores pode ajudar a reduzir a humidade excessiva, impedindo assim o crescimento de mofo.
Canos partidos ou infiltrações nas paredes podem causar um aumento significativo da humidade, criando um ambiente propício para o mofo. Atua depressa e faz as reparações necessárias assim que uma fuga de água for detetada.
Limpa com frequência áreas suscetíveis ao mofo, como casas de banho, cozinhas e áreas de lavandaria. Utiliza produtos de limpeza eficazes para remover qualquer acumulação de humidade e sujidade que possam ajudar o crescimento de mofo.
Roupas húmidas nos cestos de roupa suja, uma poça de água na garagem, ou bancadas da cozinha molhadas, são cenários que deves evitar. Seca imediatamente qualquer água em excesso ou superfícies húmidas para que o ambiente fique mais higiénico.
Instala ventiladores de extração de ar em áreas onde a humidade é comum, como casas de banho e cozinhas. Estes ventiladores ajudam a remover o excesso de humidade do ar, muito comuns por exemplo depois de tomar banho, reduzindo assim as condições favoráveis ao crescimento de mofo.
Presta atenção às humidades dentro de gavetas, armários e guarda-roupas sobretudo naqueles que não usas regularmente. Utiliza sacos de sílica ou produtos absorventes de humidade para manter estas áreas secas e livres de mofo.
Ao pintar paredes em áreas propensas ao mofo, opta por tintas anti-humidade, que contêm aditivos que inibem o crescimento de fungos.
Agora que já sabes como evitar mofo em casa, podes criar um ambiente mais saudável e agradável para toda a família. No entanto, por vezes, é preciso mais do que algumas dicas.
Conta com a ajuda FIXO e do serviço Limpeza de Humidade para resolver o problema de mofo na tua casa. Este é um serviço realizado por um técnico profissional, com materiais de limpeza especializados para garantir uma boa limpeza, e ainda inclui a aplicação de uma solução antifúngica nas zonas afetadas pelo mofo.
Faz agora a tua simulação deste serviço!